Header Ads

O primeiro turno do Brasileirão 2016

O primeiro turno do Brasileirão se encerrou nessa segunda-feira com o Palmeiras como campeão desta primeira metade



O campeonato Brasileiro de futebol série A é considerado o sexto melhor campeonato do mundo, e a edição 2016 pode ser classificada como uma das mais - se não a mais - disputada desde a criação de seus moldes de pontos corridos, em 2003. A liderança do Palmeiras é de apenas 1 ponto em relação ao segundo colocado, Atlético-MG, e a diferença para o 7° colocado, Atlético-PR, é de 4 pontos. É muito difícil prever quem será o grande campeão deste ano, diferentemente do ano passado, em que a briga pelo título já era definida entre Corinthians e Atlético-MG antes mesmo do fim do primeiro turno.

A briga pelo primeiro lugar da tabela e o disputado G4


A liderança do campeonato está muito bem disputada. Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Santos e Grêmio protagonizam uma luta impressionante em busca do primeiro lugar, todos com reais chances de conquistar o caneco. A briga será boa no segundo turno.

Quem mais liderou o campeonato neste primeiro turno foi o Palmeiras e, apesar de ter deixado escapar a liderança nas derrotas para Atlético-MG, em casa, e para o Botafogo, no Rio de Janeiro, conseguiu retomar o topo nesta última rodada do primeiro turno com resultado positivo contra o Vitória e contando com o tropeço dos rivais Santos e Corinthians. É fato que o Verdão sentiu as ausências de Gabriel Jesus e Fernando Prass, convocados para a disputa das olimpíadas, mas segue favorito na busca pelo nono título brasileiro apostando na recomposição do elenco e na inteligência do técnico Cuca.

Uma das maiores surpresas fica por conta do Atlético-MG, que começou o campeonato amargando o perigo da zona de rebaixamento, porém, a partir da vitória sobre o então líder Palmeiras na Allianz, conseguiu encaixar um excelente futebol, deu um salto importante na tabela de classificação e, atualmente vice-líder, é fortíssimo candidato ao título.

O Corinthians, apesar do desmanche de seu elenco hexacampeão para o futebol chinês e da perda de seu comandante mais vitorioso na história do clube para a Seleção brasileira, não perdeu o bom nível de padrão tático e figura entre os times favoritos ao título. Cristóvão Borges, novo treinador do Timão, vai impondo seu padrão de jogo aos atletas e vem conseguindo bons resultados rumo ao hepta.

Em outra reviravolta na tabela, o Flamengo conseguiu boa vitória sobre o Atlético-PR e confirma time focado para estar no G4 e em rumo ao hepta. Com Alan Patrick, Paolo Guerrero e cia o clube carioca pode sonhar alto na competição.

O Santos, por sua vez, desacreditado no início da competição, apostou em contratações e no consistente trabalho de Dorival Júnior para subir cada vez mais até alcançar o topo no jogo contra o Flamengo, mas o tropeço para o último colocado do Brasileirão na última rodada do primeiro turno deixou o alvinegro praiano remoendo em 5° lugar. Entretanto, as chances de título são reais já que está apenas 3 pontos do Palmeiras e ó time que mais jogará em casa no segundo turno. Apesar de três de seus titulares - Gabriel, Thiago Maia e Zeca - estarem a serviço da Seleção Brasileira, o Peixe aposta no elenco e na força da equipe na Vila Belmiro para despontar na tabela rumo ao enea.


O Grêmio mais uma vez figura entre os favoritos ao caneco, repetindo a boa campanha realizada na edição anterior. Roger Machado, há mais de um ano no comando da equipe, vai trabalhando para quebrar o tabu de 15 anos sem títulos de grande expressão para o clube gaúcho. O tricolor tem uma partida a menos no primeiro turno, que será realizada dia 4 de setembro contra o Botafogo, e, portanto, está em 6° lugar com 32 pontos.


Atlético-MG e Palmeiras esquentam a busca pelo título

A Zona de Rebaixamento

Temida pelos 20 clubes que compõem a série A, o Z4 é o grupo das quatro piores campanhas da competição, rebaixando estes clubes para a segunda divisão do Brasileirão, perdendo o status de ser parte da elite do futebol nacional. Os clubes que encerraram o primeiro turno no Z4 são: Botafogo (17°), Cruzeiro (16°), Santa Cruz (15°) e América-MG (20°). 

O Botafogo iniciou o campeonato bem abaixo do esperado, mas recupera-se com bom trabalho do Técnico Ricardo Gomes. O alvinegro tem uma partida a menos no primeiro turno, que será disputado dia 4 de setembro, contra o Grêmio, para continuar a arrancada para longe do Z4. 

A Raposa vem com desempenho irreconhecível pela grandeza de sua história, mas conta com a recém contratação do técnico Mano Menezes - que já livrou o Cruzeiro do rebaixamento em 2015 - e do atacante Rafael Sóbis para reverter a situação e subir na tabela.  

O Santa Cruz, apesar de ter tido um bom início de campanha e ter passado pela liderança, teve queda de rendimento e figura hoje no Z4. O clube, entretanto, conta com a estrela do atacante Grafite e a força da torcida para permanecer na série A. 

O América-MG, recém promovido para a série, corre o sério risco de voltar para a série B. Com apenas 13 pontos conquistados, 5 a menos que Santa Cruz, a equipe mineira corre atrás do prejuízo, conseguiu bons resultados contra Grêmio e Santos e tenta manter boa sequência para se salvar. Ainda dá tempo!

Expectativas para o Segundo Turno

Espera-se um campeonato muito disputado até a 38ª rodada, e que assim seja. Grandes duelos, vitórias e reviravoltas podem acontecer nesta segunda metade. Logo na primeira rodada, jogos decisivos serão realizados, como Santos x Atlético-MG na Vila Belmiro, Grêmio x Corinthians na Arena do Grêmio, e Atlético-PR x Palmeiras na Arena da Baixada. Que os jogos continuem!