Header Ads

Vista cansada? Entenda o porquê e como corrigir


Imagem distorcida é comum a partir dos 40 anos 

Conforme a idade avança, tarefas antes feitas corretamente pelo organismo passam a falhar com frequência. Aos poucos, estruturas, como o olho, perdem funções importantes, causando variadas situações como a do homem acima

Mas qual o motivo que o obriga a se afastar do livro? Antes de ajudá-lo, é preciso entender por que isso ocorre.

O olho humano, através do cristalino, é responsável por focalizar a imagem na retina. Nela há fotorreceptores cuja função é transformar a luz em impulso elétrico, que passa pelo nervo óptico e chega ao lobo occipital, parte posterior do cérebro, onde a imagem é interpretada.

Com o avanço da idade, no entanto, os músculos ciliares, que ajustam o tamanho do cristalino, enrijecem-se, comprometendo o foco na retina.



Como tais músculos perdem a flexibilidade, o cristalino, que atuaria como uma lente convergente, não mais ajusta o foco de objetos próximos, formando uma imagem distorcida, atrás da retina, quadro clínico denominado presbiopia.



Para que a imagem volte a ser formada na retina e o homem leia o livro próximo a ele, é imprescindível o uso de uma lente que atue como o cristalino. É indicado, portanto, o uso de óculos ou lentes de contato de caráter convergente.