Header Ads

Decifrando Janis Joplin: Little Girl Blue

O refúgio às drogas preenchia o espaço vazio causado ao longo da sua curta vida. Tentava em vão se desprender, mas era consciente do seu chegado e comovente fim


Em 1969, no festival de Woodstock, artistas como Jimi Hendrix e Joe Cocker impulsionaram ainda mais a revolução cultural que o Ocidente teimava em discordar. Através do blues/rock, a música passou a dialogar com o movimento hippie e, portanto, com uma nova forma de resolver os problemas de uma sociedade autoritária e antiquada. Mas foi  apenas na voz de Janis Joplin em que a contracultura, com suas qualidades e defeitos, se manifestou por completa.

No retrógrado estado do Texas, onde ainda havia o movimento racista Ku Klux Klan, Joplin, por seu estilo excêntrico, progressivo e californiano, cresceu com a mágoa de ser felizmente diferente dos demais. Além da adolescência conturbada, a família era contrária à carreira musical e às ideias de Joplin, o que não a impediu de se transformar em uma das maiores cantoras, porém triste, de todos os tempos.

   Eu quero que você conte,
  oh, conte em seus dedos
         Ah, minha infeliz, minha desafortunada
          E minha pequena, oh, menina triste

Tamanha decepção se refletiu também nos relacionamentos inconstantes com os quais criava expectativas e logo se frustrava. Culpava-se injustamente pelos desfechos amorosos, como tantas mulheres vítimas do machismo, e formava feridas tão choradas em suas canções.  

    Porque você tem que saber
       Que tudo com o que você vai ter que contar
      Ou em que vai querer se apoiar
       Vai se parecer exatamente com
      Aqueles pingos de chuva
  
Embora sorridente às câmeras, Joplin convivia, porém, com tais desilusões amorosas e sentimentos partidos que a levaram à heroína. O refúgio às drogas preenchia o espaço vazio causado ao longo da sua curta vida. Tentava em vão se desprender, mas era consciente do seu chegado e comovente fim.  


   E eu sei que você não tem nenhum
    Motivo pra seguir em frente e eu sei que
    Você deve ter chegado ao seu limite